Agropolítica
Veja o que prevê projeto que quer manter jovens no campo
Aprovada na Câmara dos Deputados, proposta, que tem como foco a agricultura familiar, ainda precisa passar pelo Senado para virar lei
Daumildo Júnior | Brasília | daumildo.junior@estadao.com
04/06/2025 - 08:00

A Câmara dos Deputados aprovou, na última semana, um projeto de lei que cria a Política Nacional de Juventude e Sucessão Rural. A matéria traz algumas diretrizes de ações que visam manter ou mesmo atrair jovens para o campo.
O texto é de autoria de sete deputados federais do Partido dos Trabalhadores e foi relatado pelo deputado federal Zé Silva (Solidariedade-MG). Além da criação da política, prevê a instituição do Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural. Agora, o texto vai ao Senado Federal, onde ainda não há uma indicação de tramitação. Se for aprovada sem mudanças, o texto segue para sanção presidencial.
Principais pontos do projeto
O foco das iniciativas está na agricultura familiar. O projeto define juventude rural como um “segmento composto de jovens rurais da agricultura familiar com idade entre 15 e 29 anos”. Outra questão prioritária é com relação a alguns direitos, como acesso a serviços públicos básicos e também aos direitos sociais.
Dentro do Plano Nacional, um dos indicativos que a proposta apresenta é que o público-alvo deverá estar no Cadastro único (CadÚnico) ou mesmo no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar. Outro ponto é com relação ao crédito. O projeto prevê a criação de linhas específicas dentro de alguns mecanismos de financiamento já existentes, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o Programa Nacional de Crédito Fundiário e os fundos constitucionais.
Há também alterações em leis atualmente em vigor.
- Estatuto da Juventude – inclui novas medidas dentro do hall de ações que devem ser feitas pelo poder público para atender ao direito dos jovens. Neste caso, as novas ações tratam de fomentar a parte cultural no campo, sejam com a formação e profissionalização de agentes culturais, seja com o incentivo às atividades econômicas vinculadas aos setores de turismo e cultura.
- Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) – a legislação já em vigor determina que, no mínimo, 30% dos recursos do PNAE devem ser usados para aquisição de alimentos da agricultura familiar. O projeto especifica que, dentro da agricultura familiar, uma das prioridades nessas compras deverá ser de jovens agricultores.
- Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – a proposta inclui na lei do PAA um dispositivo que dá preferência aos alimentos produzidos por mulheres e jovens rurais.
Demanda do campo
O projeto de lei tem o apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). Na avaliação da secretária de Jovens da entidade, Dalilla dos Santos, o texto contém o que a “juventude do campo demanda”. Além disso, a ideia de ter uma política voltada para esse público “visa garantir os orçamentos para que se execute as políticas públicas da juventude”.
O entendimento de Dalilla é que, além de aspectos que envolvem o acesso à terra e ao crédito, o projeto traz pontos importantes que, segundo ela, são precarizados na zona rural. “Para a gente garantir que o nosso jovem permaneça no campo e a sucessão rural, a gente também precisa que o jovem tenha acesso à educação, a cursos superiores, que tenha acesso ao lazer, que tenha acesso à saúde, e isso o projeto também estabelece”, afirmou ao Agro Estadão.
A secretária também aponta que o texto pode facilitar a ampliação da conectividade no campo. Ela analisa que uma dos principais fatores que tiram os jovens da atividade rural é a ausência da internet. “As questões de tecnologia, às vezes, deslumbram muito os jovens do campo e fazem com que eles migrem para os grandes centros urbanos”, destacou Santos.
Ampliação do projeto
O advogado Leandro Marmo, especialista em Direito do Agronegócio, vê como positiva a proposta. “Tratar dessa questão é de suma importância porque estamos falando de garantir a continuidade da produção rural no Brasil. O êxodo da juventude do campo é um problema estrutural, que ameaça não apenas a agricultura familiar, mas também a segurança alimentar do país”, pontua.
No entanto, ele pondera que é preciso ampliar o alcance dessas políticas. Segundo ele, “outras modalidades de produção rural também enfrentam desafios de sucessão e renovação da mão de obra qualificada”. Por isso, a sugestão do advogado é de que a proposta também inclua “incentivos que contemplem todo o espectro da atividade agropecuária, desde os pequenos produtores até os médios e grandes”.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agropolítica
1
Proposta no Congresso pode flexibilizar porte de arma em propriedades rurais; entenda
2
Brasil terá fazendas de cannabis? Anvisa vota regras para o cultivo nesta semana
3
O chapéu vai ser proibido no campo? Entenda essa polêmica
4
Governo inicia processo de desapropriação de 7 imóveis rurais para reforma agrária; veja onde
5
Irã, Groenlândia e Venezuela: como as tensões geopolíticas impactam o agro do Brasil?
6
Novo projeto no Congresso busca evitar colapso da cadeia do leite; entenda
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Agropolítica
Ministro celebra aprovação de acordo Mercosul-UE na Câmara na Argentina
O texto passou com 203 votos a favor e 42 contrários, sendo aceito tanto por parlamentares do governo quanto da oposição peronista
Agropolítica
Alckmin: governo continua aguardando resposta da China sobre cotas para carnes
Governo pediu que embarques de 2025 não contem para as cotas e que as sobras de outros países sejam destinadas ao Brasil
Agropolítica
Acordo Mercosul-UE: governo e Senado discutem defesa para produtos nacionais
Setores como leite e vinhos podem ser impactados, segundo senadora Tereza Cristina
Agropolítica
Parlamentares brasileiros do Parlasul suspendem votação do Acordo Mercosul-UE
Previsão é que nova votação ocorra no dia 24 de fevereiro; do lado europeu, salvaguardas avançaram no Parlamento
Agropolítica
Ministério cancela mais de 76 mil licenças de pescadores
Licenças serão suspensas por um ano e pescadores artesanais perderão o direito de acesso ao Seguro-Defeso.
Agropolítica
Novo projeto no Congresso busca evitar colapso da cadeia do leite; entenda
Texto prevê preços mínimos, fundo de financiamento do setor e medidas contra importações desenfreadas de leite em pó
Agropolítica
Setor do biodiesel busca apoio no governo para evitar importação
Estratégia passa por convencer membros do CNPE e alertar sobre fim do Selo Biocombustível Social, caso medida avance
Agropolítica
Ministério orienta bancos a renegociar dívidas do Pronaf de produtores de leite
Produtores devem estar atentos aos requisitos, como prazos, condições e documentação, para fazer a solicitação junto às instituições